FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE OLÍMPIA - FIFOL

Em 1997, o Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” - GODAP realizou sua primeira viagem internacional, representando o Brasil na Espanha, devido a um convite recebido para participar do Festival Internacional de Folclore “La Laguna y las Ciudades del Mundo” realizado em Tenerife nas Ilhas Canárias, em comemoração aos 400 anos de morte do Padre José de Anchieta.

Após o retorno do grupo à Olímpia, a fundadora e coordenadora do grupo, Prof.ª Cidinha Manzolli, em conversa com seu amigo e fundador do Festival do Folclore de Olímpia, Prof. José Sant’anna, foi incentivada por ele a realizar festivais internacionais de folclore na cidade. Uma vez que ele havia criado o Festival no qual se apresentam apenas grupos nacionais e que ela o ajudava na realização, podia organizar os festivais internacionais e o educador a ajudaria.

A partir desse momento, o GODAP participou de intercâmbio em festivais internacionais de danças folclóricas em diversos países como: Espanha, França, Itália, República Tcheca, Japão, México, Paraguai, Chile, Bolívia e outros. Graças a essas participações, o GODAP, no período de 1998 a 2004, realizou sete edições ininterruptas do Festival Internacional de Folclore de Olímpia - FIFOL, com a presença de grupos de danças oriundos de diversos países, representando assim um marco na história da cidade que, pela primeira vez, recebia grupos de danças folclóricas de outras nações. A presença do GODAP representando o Brasil nestes eventos internacionais é o que garantiu e ainda garante a presença de grupos de danças internacionais para a realização dos Festivais Internacionais de Folclore de Olímpia, que depois de 10 anos “adormecido”, voltou com força total em 2014 e vem abrilhantando e encantando a todos os espectadores que dele participam.

Já se fizeram presentes nas edições do Festival Internacional de Folclore de Olímpia vários grupos de países como: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Israel, Itália, México, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Servia Montenegro e Turquia. Aqueles que quiserem acompanhar as notícias e fotos do FIFOL podem acessar a fanpage: http://www.facebook.com.br/festivalinternacionaldefolcloredeolimpia/ ou no site http://www.godap.com.br/.